Quem somos
Cursos realizados
Organize seu evento
Seja um parceiro
Onde estamos

Terapia Comunitária Integrativa - Caratinga

Início em Fev/2019

Realização:
MISC Minas - Movimento Integrado de Saúde Comunitária de Minas Gerais
O ponto mais forte da Terapia Comunitária é a capacidade de ajudar as pessoas a transformarem seus sofrimentos, suas dores, em "pérolas".

Nesse vídeo a terapeuta comunitária Daniela nos fala como isso aconteceu em sua própria vida e como ela agora usa essa "pérola" para ajudar as pessoas em suas rodas de terapia comunitária.
Imagine um grupo social, ou seja, uma comunidade, com seus problemas, e, tendo a possibilidade de se encaminhar às soluções, por si mesma.

Um modo de encaminhamento pode ser através da Terapia Comunitária Integrativa, conduzida pelo Terapeuta Comunitário.

A função do Terapeuta Comunitário pode ser exercida por qualquer pessoa que tenha interesse e desenvolve trabalhos que envolva a comunidade e que promove o encontro mais colaborativo entre os seres humanos.

Dentre os profissionais, se destacam: o educador, o médico, o enfermeiro, o psicólogo, o assistente social, o advogado, o educador físico, o antropólogo, o agente comunitário de saúde, o líder comunitário, o líder religioso, os diversos conselheiros, dentre outros.

A metodologia da Terapia Comunitária Integrativa foi desenvolvida por Adalberto de Paula Barreto, médico que fez doutoramento em Psiquiatria e Antropologia.
O Dr. Adalberto Barreto, criador da metodologia da Terapia Comunitária Integrativa, esteve em Caratinga recentemente.

Veja no vídeo ao lado um trexo de sua palestra onde ele explica o que é o "Trauma" na visão da Terapia Comunitária.
Através de sua função de Professor de Medicina, na Universidade Federal do Ceará, Dr. Adalberto Barreto teve contato com a comunidade de Pirambu, em Fortaleza/CE, e lá encontrou crianças, mulheres e homens vivenciando os diversos problemas cotidianos, como falta de recursos para atender suas necessidades materiais, biológicas e psicológicas e, muitas vezes, sem uma identidade. Problemas para os quais a medicina não tinha respostas e nem remédios.

Segundo Dr. Adalberto Barreto, existe remédio para o corpo, mas não é possível medicar o sofrimento.
Um dos pontos principais da atuação do Terapeuta Comunitário é lidar com os sentimentos das pessoas atendidas.

Nesse vídeo a terapeuta comunitária Iris Maria nos fala um pouco sobre como a Terapia Comunitária atua nesse sentido.
O encontro com os moradores da Comunidade Pirambu rovocou o germe da idéia de iniciar um trabalho em benefício daquelas pessoas. Este trabalho foi se estruturando e passou a ser denominado de Terapia Comunitária Integrativa.

O termo "terapia" é usado com o significado de "acolher, cuidar, ser caloroso, servir, atender", no sentido de aliviar o sofrimento das pessoas.

O termo "comunidade", composto de com + um, significa como um, ou seja, agir em conjunto para solução dos problemas que são comuns. Em outras palavras, a terapia que vem da própria comunidade, pois considera que a comunidade tem em comum os problemas e os sofrimentos, mas tem, também, recursos vindos da própria experiência.
A terapeuta comunitária Maria Augusta nos fala um pouco nesse vídeo sobre os recursos que a Terapia Comunitária oferece.
O termo "Integrativo" tem o sentido de revelar o fato de que através dos vínculos sólidos e saudáveis, da confiança gerada do encontro respeitoso, cada ser humano pode contribuir com aquilo que tem, como fruto de sua própria experiência. Por exemplo, para cuidar da saúde é necessário integrar as diversas forças vivas da comunidade - instituições, associações, famílias, indivíduos - cada um contribuindo com os recursos advindos de suas competências e experiências, em beneficio do que é comum.

Na Terapia Comunitária Integrativa a palavra é o remédio. Cada um pode falar com sua linguagem própria, muitas vezes, metafórica e marcada por expressões e termos figurados, e se sentir acolhido na sua integridade e, sendo reconhecido como sujeito histórico e social.

Essa prática nasceu na região Nordeste do Brasil e vem se espalhando por todo o território brasileiro e alguns países da América Latina, Europa e África.
O MISC Minas fez uma parceria há alguns anos com o ChildFund Brasil para levar a Terapia Comunitária para o Vale do Jequitinhonha.

Veja nesse depoimento do assessor dessa instituição como a Terapia Comunitária contribuiu para todos os demais projetos nessa região.
A formação do Terapeuta Comunitário é feita através de um curso presencial com uma carga horária de 260 horas/aula.

O curso é realizado pelos Polos Formadores reconhecidos pela ABRATECOM - Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa, seguindo a ementa do Curso de extensão da Universidade Federal do Ceará.

O MISC Minas - Movimento Integrado de Saúde Comunitária de Minas Gerais é um dos Polos Formadores em Minas Gerais e que realiza esse curso de formação, dentre outros. Na Região Leste de Minas Gerais essa formação acontece no Espaço de Saber, localizado no Córrego Cabeceira do Macaco, Distrito de Dom Lara, município de Caratinga.

Os benefícios da Terapia Comunitária não são restritos às pessoas atendidas pelos terapeutas.

Veja nesse depoimento do terapeuta comunitário Hernandes como esse curso contribuiu também para a sua vida profissional.
Quem faz o curso também tem vários ganhos para sua própria vida.

Veja esse relato do terapeuta comunitário Geraldo.
Nesse ponto você deve estar se perguntando: "Afinal de contas, o que eu vou aprender nesse curso?"

No vídeo ao lado a terapeuta comunitária Adriana fala um pouco sobre isso.
Carga horária do curso

Para formação básica em Terapia Comunitária Integrativa:

120 horas aula - Módulos teórico-vivenciais
80 horas aula - Encontros de intervisão
60 horas aula - Estágio prático
Total: 260 horas aula

Para especialização em Terapia Comunitária Integrativa (exige apresentar o certificado de graduação):

120 horas aula - Módulos teórico-vivenciais
80 horas aula - Encontros de intervisão
120 horas aula - Estágio prático
30 horas aula - Projeto de extensão
100 horas aula - Artigo, resenha e seminário
Total: 450 horas aula

Coordenação

Marlene Rodrigues Gomes da Silva

(veja a lista completa de facilitadores)

Formação em Terapia Comunitária Integrativa: Certificação reconhecida pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa - ABRATECOM - www.abratecom.org.br

Especialização em Terapia Comunitária Integrativa: Titulação pela Faculdade FAEME

AINDA É POSSÍVEL ENTRAR NESSA TURMA ATÉ O MÓDULO III, em Fevereiro

Local de Realização

Espaço de Saber (Caratinga - MG)

Cronograma

Módulos / Intervisões / Formação Continuada

I e II - 11 a 13/Jan/2019
III - 08 a 10/Fev/2019
IV - 08 a 10/Mar/2019
V - 12 a 14/Abr/2019
VI - 07 a 09/Jun/2019
VII - 12 a 14/Jul/2019
VIII - 16 a 18/Ago/2019
IX - 20 a 22/Set/2019
X - (data a confirmar com os participantes, pois depende do andamento do estágio prático)

Nota: O início das atividades de cada módulo será às 19:00 horas do primeiro dia e término às 12:30 do último dia indicado.



Obs.: O início do curso está condicionado ao preenchimento da turma.





Para maiores informações entre em contato conosco:

MISC Minas
(31) 99988-1199 (Vivo)
(31) 3823-3357
miscminas@yahoo.com.br

Espaço de Saber
(31) 99589-3357 (vivo)
(31) 3617-3359 (fixo)
contato@espacodesaber.com.br

VAGAS LIMITADAS

Para garantir sua participação, clique no botão abaixo para fazer sua matrícula.



clique aqui:
QUERO GARANTIR MINHA PARTICIPAÇÃO
A psicóloga e terapeuta comunitária Patrícia fala um pouco sobre como o curso prepara o terapeuta para essa atividade.
A Júlia já é Terapeuta Comunitária há alguns anos. Veja no vídeo ao lado como ela atua em sua cidade, Coronel Fabriciano.
Nesse vídeo a psicóloga e terapeuta comunitária Adriana nos conta um pouco sobre seu desafio pessoal para atuar como terapeuta e também sobre as possibilidades da Terapia Comunitária.

Facilitadores do curso:

Catarina Ângela de Fátima (Ipatinga-MG)

Graduada em Pedagogia, estuda técnica vocal, canto e violão. Líder Comunitário, coordenando o grupo de crianças e adolescentes para o estudo de música. Capacitação em Terapia Comunitária e Cuidando do Cuidador. Secretária e Coordenadora do Departamento de Associados do MISC Minas.
Hernandes da Mata Huebra (Caratinga-MG)

Graduado em Filosofia. Pós-graduado em Docência do Ensino Básico. Formação em Terapia Comunitária Integrativa. Assessor do Departamento de Cursos do MISC Minas - Regional Caratinga. Experiência na área de Comunicação e Gestão Pública.
Jeferson Jersey Filho (Ipatinga-MG)

Graduado em canto, piano e flauta. Curso de Extensão em Filosofia, pela USP-SP. Disciplinas Isoladas: Neurologia, Fisiologia e Anatomia do Curso de Medicina da Escola Paulista. Mestrado: "Dom, talento e vocação para a música", pela Universidade Colúmbia - EUA. Atua no CEMUSI.
 
João Marcos Oliveira Filho (Ipatinga-MG)

Médico especialista em Atenção Primária à Saúde e Estratégia de Saúde da Família. Terapeuta Comunitário, Coach. Membro da diretoria do Espaço de Saber.
José Galvão da Silva Flávio (Ipatinga-MG)

Psicólogo clínico, Administrador de Empresas; formação em Filosofia e Terapia de memórias profundas; Formador em Terapia Comunitária Integrativa pela ABRATECOM, com cursos de TCI, Cuidando do Cuidador, Renascimento e Intervisor. Membro da Diretoria do Espaço de Saber.
 
Lacy Lima Amorim (Ipatinga-MG)

MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Formação em Coaching pela Abracoaching. Palestrante, Consultor e Coach com foco principal em pequenas empresas e empreendedores. Autor do livro "O Preço Certo - Orientações para formação de preços na área de saúde".
 
Maria Cristina Vasconcelos Teixeira (Belo Horizonte-MG)

Psicóloga, com Especialização em Psicoterapia de Família e Casal-PUC/MG. Formação em Terapia Ericksoniana e Hipnoterapia; Dança Circular; Constelação Familiar, Psicoterapia do Trauma, Mestra em Rieki Deeksha Giver. Coordena oficinas de grupos operativos e sócio-educacionais em projetos comunitários. Terapeuta Comunitária, com formação no Programa de Resgate da Auto-estima na Comunidade - Cuidando do Cuidador. Instrutora de Mindfulness e Hatha Yoga Integral.
Marinete da Silva Morais (João Monlevade-MG)

Pedagoga no cargo de Supervisão Pedagógica; Pós-Graduada em Psicopedagogia; Especialização em Gestão e Políticas Públicas em Gênero e Raça, pela UFMG; Mestrando pela UFMG. Integrante do Comitê do Programa de Educação Afetivo Sexual (PEAS) do município de João Monlevade; Coordenadora do Curso de TCI realizado na cidade de João Monlevade/MG, em parceria com a Cáritas Diocesana de Itabira. Curso de TCI e Cuidando do Cuidador.
 
Marlene Rodrigues Gomes da Silva (Ipatinga-MG)

Psicóloga Clínica, com Mestrado em Educação e Linguagem. Possui, ainda, graduação em Ciências Físicas e Biológicas e Matemática, Pós-graduação em gerência de Recursos Humanos e Psicanálise Aplicada à Saúde Mental. Especialização em Práticas Colaborativas, pelo Galveston Houston Institute-USA. Graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental e Mindfulness. Experiência na área de RH da CEF. Coordenadora do Departamento de Cursos do MISC Minas e Membro da Diretoria do Espaço de saber. Titular Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Psiquiatria Social, gestão 2016 a 2019 e da ABRATECOM, gestão 2017-2019.
Maurino Bertoldo Silva (Governador Valadares-MG)

Psicólogo Clínico e Empresarial, Coordenador do Pólo Formador MISC dos Vales. Formador em TCI pela ABRATECOM, com cursos de TCI, Cuidando do Cuidador, Renascimento, Decodificação de Linguagem Corporal e Intervisor.
Nair da Silva Huebra (Caratinga-MG)

Graduada em Geografia. Especialista em Orientação Educacional na Rede Estadual. Especialista em Gestão, Supervisão/Orientação/Inspeção. Gestão em Políticas Públicas em Gênero e Raça pela UFOP. Mídias na Educação pela UFOP. Escola Sustentável e com Vida pela UFOP. Capacitação em Terapia Comunitária Integrativa e Cuidando do Cuidador. Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Caratinga. Coordenadora do Departamento de Formação Continuada do MISC Minas - Regional Caratinga-MG
Onair Zorzal Correia Junior (Ipatinga-MG)

Possui graduação em Psicologia e especialização em Saúde Pública. Mestrado em Psicologia pela UFMG, na área de concentração Psicologia Social, na linha de pesquisa Trabalho, Sociabilidade e Saúde. É membro do Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos da UFMG. Possui formação em Terapia Comunitária Integrativa e Cuidando do Cuidador. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPPUD) da cidade de Ipatinga-MG e professor do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Política de Segurança Pública e Práticas Comunitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação, criminologia, assédio moral, psicologia social comunitária e prestação de serviços à comunidade.
Rute Antonia Moreira (Diamantina-MG)

Assistente Social, com especialização e Certificação internacional em elaboração e gestão de Projetos Sociais. Gerente de Programas e Projetos no PROSESC (2001-2016) e no PROCAJ (desde 2016). Coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Vale do Jequitinhonha. Terapeuta Comunitária Certificada pelo MISC Minas. Curso de Resgate da Auto Estima - Cuidando do Cuidador.
NOTA: A participação dos mesmos é indicada pela coordenação, de acordo com a disponibilidade e em coerência com os objetivos propostos para cada módulo ou encontro.

Esse evento será realizado no Espaço de Saber

O que você vai encontrar no Espaço de Saber

O que estão dizendo sobre o Espaço de Saber

Compartilhe

Comente

http://www.espacodesaber.com.br
© 2017-2019 Espaço de Saber